Pesquisa de mercado é investimento, não custo

Todos sabemos da importância em acompanhar informações atualizadas e relevantes sobre a sua área de atuação, como também, sobre assuntos relacionados ao Brasil e ao Mundo.

Ter informações atualizadas e específicas de seu segmento, também é imprescindível no mundo corporativo, seja grande, média ou pequena empresa. Conhecer e entender o que o consumidor pensa, como interage e sua satisfação com determinado produto ou serviço ou, saber o que esse consumidor espera das empresas com as quais interage são informações quealavancam o crescimento. Com esses dados em mãos é possível levantar problemas e traçar e implementar ações estratégicas, como também, identificar novas oportunidades ou melhorias para o produto ou serviço.

Alguns empresários avaliam a pesquisa de mercado como um custo. Contudo, a pesquisa, a médio ou longo prazo, poderá auxiliar a empresa a economizar, pelo fato de que uma pesquisa de mercado executada com qualidade, sabendo exatamente qual objetivo deseja alcançar (ver artigo “Como solicitar Pesquisa de Mercado”), irá trazer informações relevantes que nortearão a tomada de decisão da empresa. Sabemos que erros e, consequentemente o retrabalho é algo custoso e normalmente ações tomadas pelo “achismo” levam aos erros. Pesquisas de Mercado auxiliam as empresas em:

1) Conhecer bem seu cliente, a pessoa mais importante de seu negócio. Saber seu perfil, quem ele é, seus hábitos, quais são os drivers de encantamento e desencantamento com o segmento que a empresa atua. É imprescindível, também, entender como seus clientes percebem sua marca, o que pensam dela.

2) Testar novos produtos e serviços antes de lançá-los no mercado. Inserir um produto ou serviço no mercado que desagrade ou tenha falhas trará prejuízos não somente financeiros, mas para a imagem da marca também. A pesquisa de mercado trará informações sobre esse produto ou serviço possibilitando compreender o que seus clientes acharam e o que esperam.

3) Conhecer seus concorrentes e a eficiência dos seus produtos. A empresa necessita ter conhecimento sobre seus concorrentes, o que fazem, como seus clientes os enxergam, como sua empresa está posicionada no mercado (é considerada a melhor ou a pior pensando nas principais marcas do segmento?).

4) Buscar novas oportunidades de negócios. Ao se pensar em uma extensão de produtos para sua empresa a pesquisa de mercado é essencial. Com ela você consegue explorar quais são os produtos e serviços que seus clientes atuais aceitariam se fossem lançados por sua empresa.

5) Ter subsídios sobre a imagem de sua marca. Nada é mais valioso nos negócios do que a imagem da marca. E a pesquisa de mercado traz informações sobre a percepção de sua marca e quais atributos, negativos e positivos, estão associados a ela.

Outras tantas informações necessárias para as tomadas de decisão podem ser levantadas pela pesquisa de mercado. Empresas que desejam ser protagonistas em seus segmentos necessitam de parceiros de pesquisa de mercado. As informações levantadas e analisadas de modo estratégico para seu negócio ajudarão a tomar as decisões certas.

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